O estágio permite que os estudantes adquiram vivência prática; alguns se saem tão bem que acabam sendo efetivados como funcionários
Revista Imagem – Vilhena-RO | 14/06/2023 – 14:21
A intercooperação é um dos 7 princípios do cooperativismo. Ele representa a parceria entre as próprias cooperativas, que, ao trabalharem juntas, geram benefícios para o movimento cooperativista e para a sociedade. É o que tem feito a Faculdade Favoo (primeira e única faculdade cooperativa do Brasil) e a Sicoob Credisul (maior cooperativa de crédito do Norte do Brasil), em diversas parcerias de interoperação. Uma delas, é o programa de estágio para os estudantes dos cursos de Direito, Administração e Contábeis da Favoo.
Fundamental na preparação para a entrada no mundo do trabalho, o estágio permite que os jovens adquiram vivência prática, que é uma das exigências das empresas na hora da contratação. No programa de estágio da Sicoob e Favoo, os alunos estagiários recebem ainda bolsa estágio e vale alimentação. “Não é à toa que o Sicoob Credisul fez esse investimento milionário na compra de uma faculdade. Eles estão de olho na mão de obra que, através da intercooperação, eles próprios estão ajudando a formar”, ressalta a presidente da Favoo, Carolina Torres.
É o que tem acontecido com frequência no programa de estágio entre Favoo e Sicoob. Aluno do curso de Direito e estagiando na Sicoob Credisul desde outubro do ano passado, o trabalho desenvolvido pelo jovem Sérgio Eduardo Araújo Nicolau chamou a atenção da cooperativa que o efetivou. Em pouco mais de 5 meses, Sérgio passou de estagiário para Assistente Comercial de Crédito. A efetivação no cargo aconteceu no início de abril.
Com apenas 19 anos, Sérgio, avalia que o estágio foi fundamental tanto para a formação acadêmica quanto para o crescimento profissional. “A experiência de trabalhar em uma das maiores instituições financeiras do país trouxe uma bagagem enorme tanto no quesito curricular quanto na vida. São benefício que não sei se teria em outro programa de estágio”, avalia.
Mais especificamente sobre a formação acadêmica, Sérgio diz que o estágio foi crucial. “Além é claro de contar horas obrigatórias da faculdade, você vê na prática os ensinamentos que até então não passavam de teoria. Nem tudo você consegue aprender na faculdade, essa complementação que o estágio te proporciona muda completamente sua aprendizagem e visão do futuro”, completa.
Mas Sérgio não foi o único estagiário a ser efetivado. Desde o início do programa de estágio, 4 estagiários que são alunos da Favoo foram efetivados pela Sicoob Credisul. Atualmente a cooperativa de crédito conta com 18 acadêmicos da Favoo em seu programa de estágio. “Esse investimento na Favoo bem como no programa de estágio está dentro do projeto de formarmos nossa própria mão de obra, e de elevar o nível de qualidade de mão de obra de nossa região, através de um ensino de mais qualidade e com base nos princípios do cooperativismo”, explicou Vilmar Saúgo, diretor executivo da Sicoob Credisul.
Empregabilidade
Além do programa de estágio em parceria com a Sicoob Credisul, acadêmicos da Favoo vêm conseguindo excelentes resultados em programas de estágio de órgãos públicos. “Temos desenvolvido um trabalho de muita proximidade com os alunos no campo dos estágios. A gente faz um monitoramento sistemático dos editais de estágio, e assim que são lançados, a gente automaticamente comunica os alunos, cria grupos específicos, orienta quando a prazos e quanto aos conteúdos, e com isso temos conseguido resultados muito bons”, conta Vitor de Medeiros Marçal.
Nos últimos dias, por exemplo, a Favoo conseguiu 57% das vagas de estágio da Procuradoria Geral de Rondônia. Foram 4 alunos aprovados em 7 vagas disponíveis. Para o Ministério Público Estadual foram 7 alunos aprovados, outro excelente índice de aprovação. “É um número bem considerável levando em consideração que a gente tem 5 faculdades de direito na cidade”, avaliou Vitor.
Danielle Luana Guth Pietrangelo, é uma aluna que simboliza muito esse incentivo e apoio que a Favoo dá aos alunos. Acadêmica de Direito do 7º Período, ela está estagiando no Ministério Público Federal, mas poderia ter escolhido entre outras 4 instituições. Além do MPF, Danielle também foi aprovada nos processos seletivos da Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado e Ministério Público Estadual. E aguarda o resultado da 2ª fase do concurso do Tribunal Regional do Trabalho.
“Meu objetivo sempre foi concurso público, tenho muita vontade de ser aprovada na carreira policial, sendo assim, comecei a me dedicar em fazer seletivos para começar tendo a base. Esses estágios são maravilhosos, eu cresci muito depois que comecei a estagiar no MPF, fiz algumas visitas na PF e PRF, que me encantaram mais ainda. Na minha opinião, os estágios abrem inúmeras portas no nosso caminho, sendo que o estudo e a dedicação vai nos levar para a aprovação”, disse a estudante, acrescentando que o incentivo recebido pela faculdade tem sido muito importante, pois motiva os alunos a quererem participar e crescer no mercado de trabalho.
Por Revista Imagem | Texto: José Antonio Sant’Ana